Publicado em 29/03/2013 ás 09:41h por FUNPAJ

A caminhada histórica de um coletivo, compromisso da Fundação Padre José Koopmans.

*Em 29 de Março de 2013 – por João Luiz Monti*.

A Fundação Padre José Koopmans – FUNPAJ é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve estudos e pesquisas em ciências sociais e humanas. Foi idealizada por um coletivo livre e consciente juntamente com Josephus Julius Maria Koopmans – Holandês naturalizado Brasileiro. A FUNPAJ foi fundada em 2010 e desde então colaboramos com órgãos públicos e organizações não governamentais realizando serviços de assessoria, consultoria e gestão de projetos de interesse das comunidades presentes no campo e na cidade. A FUNPAJ tem atuado na promoção dos direitos da natureza e humanos para o desenvolvimento com sustentabilidade socioambiental.

Para isso, tem buscado, constantemente, refletir as situações de desigualdade decorrente da opção pelo modelo de desenvolvimento baseado no agronegócio que descarta formas alternativas defendidas pelas populações tradicionais – Indígenas, Quilombolas e Ribeirinhas – e pelos movimentos e organizações de cunho agroecológico, especialmente os que constroem a agricultura familiar como possibilidade de produção e reprodução sociocultural comum à manutenção da vida e não somente ao lucro.

Assim a FUNPAJ, atua com um posicionamento político estrategicamente definido seguindo reflexões desde a criação da Rede Alerta Contra o Deserto Verde na década de 80 e mais a diante na década de 90 e Fórum socioambiental do Sul da Bahia. Nesse sentido, ao questionar os modelos de desenvolvimento que o poder público aprova para serem instalados na Região Extremo Sul da Bahia, também promove formas alternativas para um desenvolvimento agroecológico e, por isso, sustentável.

Continue lengo o artigo na íntegra. Clique A caminhada histórica de um coletivo, compromisso da Fundação Padre José Koopmans (1)