Publicado em 10/04/2013 ás 09:45h por FUNPAJ

Identidade

A Fundação Padre José Koopmans é uma iniciativa de um grupo de pessoas, inspirada pela ação militante do Padre José – Josephus Julius Maria Koopmans, desenvolvida há mais de 40 anos nas lutas pelos Direitos Humanos e Meio Ambiente na Região Extremo Sul da Bahia.

A criação da fundação tem origem na decisão e propósitos de vida de um Coletivo de Integrantes, convidado pelo Padre José. Este grupo se propôs por livre decisão, oferecer serviços de estudos, pesquisas, assessoria, consultoria e gestão de projetos junto às organizações sociais, movimentos populares – campo/cidade – de representação das populações Indígenas, Quilombolas , Ribeirinhas e Camponeses existentes.

Lançadas as bases políticas, filosóficas e jurídicas da nova organização social, lembramos: a denominação jurídica da entidade não enseja apenas uma homenagem em Vida. Mas, uma apropriação livre e coerente de sua práxis didático-pedagógica: opção e resistência comum às lutas dos grupos excluídos da sociedade.

Isso, fundamentado numa atuação afetiva e efetiva, plena de realizações no mundo atual. Soma-se a isto o propósito de se potencializar as lutas já desenvolvidas por ecologistas, sindicalistas, líderes comunitários, profissionais liberais e professores – voluntários do cuidado com o planeta.

Para isso, escolhemos as organizações e movimento sociais, formais ou informais, que habitam a casa da sociedade civil, nesta, incluídos os órgãos públicos que compartilhem com os valores da fundação.

 

VISÃO

Ser referência na criação de ambientes ecosocioculturais, individuais ou coletivos, promotores da justiça, solidariedade e geradores de motivação, sabedoria e transformação coletiva.

MISSÃO

Pensar, elaborar, divulgar, socializar estudos, pesquisas e prestar serviços de assessoria, consultoria e gestão de projetos, para comunidades e organizações sociais, potencializando ações e serviços.

VALORES

Ética, Justiça, Solidariedade, Competência e Respeito.