Publicado em 10/04/2013 ás 09:44h por FUNPAJ

Como contribuir

A Fundação Padre José Koopmans é uma entidade sem fins lucrativos – inscrita no CNPJ 11.848.735/0001-96 – com fins de pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas, prestação de serviços de assessoria, consultoria e gestão de projetos para Organizações Não Governamentais e Órgãos públicos, com atuação especial na promoção e defesa dos Direitos Humanos e da Natureza – e está instalada no estado da Bahia com Sede à Rua Engenheiro Eduardo Pires, 28, bairro Recanto do Lago, no município de Teixeira de Freitas.

As ações e trabalhos socioambientais planejados pela FUNPAJ são desenvolvidos na sua região de abrangência em escalas municipal, regional e estadual, podendo vir a realizar em outros estados, com profissionais voluntários ou remunerados de acordo com o Planejamento Plurianual de Atividades, Plano de Ação Anual ou bienal por diretrizes em projetos específicos, internos ou externos à Fundação.

Atualmente, no Plano Bienal, a Diretoria Executiva está desenvolvendo as seguintes ações:

SUBDIVISÃO DAS AÇÕES POR PROJETOS DE PESQUISA E INTERVENÇÃO

PROGRAMA I – AÇÕES INTERNAS:

GRUPOS DE TRABALHO:

1. CONSELHO TÉCNICO E CIENTÍFICO

Projeto Político Ideológico que fundamenta a Criação da Fundação;

  1. Formatação de modelos: Termos de Referência para Planejamento Plurianual de Atividades, Relatório Anual de Atividades, Programa de Plano de Contas, Previsão orçamentária e Prestação de Contas;

2. PESQUISA HISTORIOGRÁFICA PADRE JOSÉ KOOPMANS

Pesquisa de campo;

Produto final: Relatório Geral.

3. COMISSÃO DO INVENTÁRIO PATRIMONIAL

Inventário do acervo na Sede: livros, mobiliário, vestuário, acervo geral;

Produto final: Relatório Técnico Descritivo.

PROGRAMA II: AÇÕES EXTERNAS

1. TERRITÓRIO DE IDENTIDADE EXTREMO SUL DA BAHIA:

Comunidades Tradicionais:

OBJETIVO: Assessoramento às organizações Quilombolas do Eixo Helvécia – Helvécia, Rio do Sul, Juerana, Volta Miúda, Inaiá, Cândido Mariano e Juazeiro.

Políticas Públicas Territoriais:

OBJETIVO: Monitorar os processos de construção de políticas públicas através das reivindicações nos Colegiados Estaduais: Território de Identidade Extremo Sul da Bahia, reivindicação e cooperação para a operacionalização urgente do instrumento de gestão ZEE – Zoneamento Ecológico Econômico – Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçú, reivindicação e cooperação nos processos de formação para a estruturação do comitê, elaboração do plano de bacias, instalação da agência de águas e criação dos grupos de trabalho para implantação das câmaras temáticas.

2. TEIXEIRA DE FREITAS:

Comunidades urbanas:

OBJETIVO: Assessorar as organizações sociais, movimentos e pessoas no Bairro Liberdade e estimular a criação de um Fórum e uma rede local de proteção social.

Produto: Relatório técnico circunstanciado.

Políticas Públicas Municipais:

OBJETIVO: Assessorar as organizações sociais, movimentos e pessoas no município de Teixeira de Freitas e estimular a criação de um Fórum e uma Rede Municipal de Proteção Social e de Apoio às Organizações Sociais, a partir da participação e observação crítica dos conselhos municipais: CMAS, COMED, CMS, CONDEMA, COMAD, CONSEG e outros;

Caso tenha interesse de participar realizando ações socioambientais na presente síntese do contexto de lutas apresentado pela FUNPAJ e queira ser Colaborador a pessoa interessada poderá se inscrever e solicitar aprovação do Cadastro de Colaboradores ao Conselho Curador, para, posteriormente, participar das reuniões de planejamento e vir a desempenhar as atividades de interesse. Para tanto, baixe o cadastro de Colabores no link abaixo.

Cadastro de Colaboradores voluntários

Formulário em Desenvolvimento